Guaratuba oferece transporte gratuito até a UFPR Litoral

A mobilização de estudantes residentes no município de Guaratuba, em busca de conquistar o transporte público para o deslocamento nos períodos da manhã e da noite até o município vizinho de Matinhos, onde se encontra a UFPR Litoral, obteve êxito.

As tratativas junto ao prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, e a secretária de educação, Fernanda Monteiro, mediadas pelo vereador de Guaratuba, Fabiano Silva, e a direção setorial da UFPR Litoral, Elisiani Tiepolo e Lourival Fidelis, levaram ao entendimento de que a solicitação dos estudantes poderia ser atendida.

De acordo com o vereador “em agosto de 2022 fomos procurados por um  grupo de universitários que tinham como demanda a dificuldade de se manterem nos cursos ofertados pela UFPR Litoral em virtude da falta de condições para a realização por conta própria do transporte diário até Matinhos”.

Após levantamento de informações e diversas reuniões de estudantes com autoridades locais, foi possível estabelecer o planejamento, a viabilidade e a operacionalidade do transporte público, que passou a ser oferecido e custeado pela administração municipal de Guaratuba aos estudantes locais, no último dia 23 de maio. Uma conquista para o desenvolvimento local pela educação.

Para a diretora da UFPR Litoral “ganham universidade e município, pois garante-se a possibilidade de permanência dos e das estudantes de Guaratuba e a conclusão de seus estudos universitários, tendo em vista que o transporte é um dos itens que mais impactam nos índices de evasão”.

O vereador ressalta que “prontamente tivemos o interesse do município neste apoio, porém faltava ainda a questão da disponibilidade de veículo específico, contratação de motorista e planejamento de rota e os estudantes acreditaram que era possível”, conclui.

A diretora, também, afirma que “a UFPR Litoral e o município de Guaratuba deram um importante passo em sua relação de parceria, pois a iniciativa do município certamente reverberá na qualificação de seus munícipes para atuarem nas diferentes áreas para as quais se formam na universidade”.

Fonte: Portal UFPR.

Guaratuba oferece transporte gratuito até a UFPR Litoral