Impacto do Processo Seletivo UFPR ENEM para os cursos do Setor Litoral

O processo seletivo simplificado (PSS), realizado pela primeira vez no âmbito da UFPR no mês de fevereiro, abriu as portas para a comunidade acessar diretamente as vagas disponíveis em cursos de graduação por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O PSS Enem 2023 permitiu as pessoas que realizaram a prova do Enem, entre os anos 2015 a 2022, se inscrevessem para concorrer a 572 vagas.

Os resultados do PSS promoveram significativo avanço na ocupação de vagas remanescentes do tradicional processo seletivo vestibular, que ocorre em duas fases com aplicação de provas.

Na UFPR Litoral foram preenchidas todas as vagas disponíveis, a procura foi considerável. Houve 484 inscrições efetivadas para a ocupação de 120 vagas distribuídas em sete cursos, de modo que todas essas vagas tiveram ocupação plena via o PSS. Os dados revelam que houve um aumento médio de 151% em relação ao número de aprovados na chamada geral do vestibular, nesses cursos.

Para a diretora da UFPR Litoral, Elisiani Tiepolo, ainda que um projeto piloto, o PSS foi um sucesso: “houve uma divulgação desse processo simplificado e ele veio como novidade e essa novidade junto com uma divulgação muito forte e direcionada para onde a gente tinha que olhar”, no caso dos campi fora de sede e com vagas ociosas do vestibular.

A comunidade acadêmica da UFPR Litoral, no decorrer de seus 17 anos, através de multi-iniciativas para promover e incentivar o ingresso ao ensino superior vem compartilhando com a sociedade litorânea (em escolas, associações, bairros, com entes governamentais, veículos de comunicação, etc.) suas ações com o objetivo de divulgar a oferta de cursos de graduação disponíveis.

De acordo com Renato Bochicchio, ex-diretor da UFPR Litoral e atual diretor de Desenvolvimento e Integração dos Campi, para se chegar à proposição de um modelo de seleção diferenciada – como é o caso do PSS – foram feitos estudos com base em iniciativas de outras universidades recém-criadas pelo país.

Segundo Elisiani Tiepolo, com o PSS houve a garantia “do direito ao estudo” para a comunidade, em geral, o processo simplificado oportunizou o preenchimento de vagas ociosas do vestibular, democratizando o acesso. Para ela, o PSS “retoma o andar dos direitos; se temos vagas, a gente precisa ocupar essas vagas”, conclui.

Agenda de combate a evasão em toda a universidade

Como processo de construção coletiva, o PSS é fruto de parcerias internas da administração central da UFPR que tiveram entendimento da necessidade de uma política universitária diferenciada, que pudesse efetivar a ocupação de vagas por meio de outro modelo de seleção.

Para Renato, um dos objetivos do PSS era “promover a ocupação de vagas por um critério”, ou seja, pela avaliação de notas das provas do Enem dos candidatos de “maneira criteriosa, adequada, includente, democrática, para a gente permitir que estudantes ingressem na universidade”.

Dentre os sete cursos que tiveram vagas disponíveis pelo PSS na UFPR Litoral pode-se perceber o aumento da ocupação das vagas em todos os casos, onde o percentual mínimo de crescimento foi de 75% em determinado curso e, máximo de 255% em outro. “A gente tem um resultado inédito, muitos dos cursos que a gente visualizou nunca tiveram essa procura no vestibular, nem nas melhores épocas de procura, isso vai mostrando que esse modelo é adequado”, conclui Renato.

Diferentemente do vestibular, o PSS Enem eliminou etapas que ocorriam entre a fase de seleção de candidatos e o início das aulas (confirmação de vaga/registro acadêmico, apresentação de documentação), demonstrando ser importante contribuição para o ingresso, de acordo com as especificidades territoriais de cada campi descentralizado. O início do primeiro semestre letivo de 2023 ocorre no dia 20 de março.

Impacto do Processo Seletivo UFPR ENEM para os cursos do Setor Litoral