Integra

Objetivos Institucionais da Integra

Fortalecimento institucional da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi Avançados e ações prioritárias

Participação da INTEGRA em comissões e grupos de trabalho de natureza estratégica e de interesse aos campi (orçamento, desenvolvimento de parcerias em projetos, editais institucionais de apoio, definições sobre códigos de vagas docentes e técnico-administrativos, questões sobre infraestrutura, etc), bem como a participação na estruturação de contratos de serviços e manutenção de interesse direto dos campi avançados.

Setor Litoral - Foto: Leonardo Bettinelli

Planejamento e definição de orçamento próprio à INTEGRA, para estruturação de políticas específicas aos campi avançados como, por exemplo, a estruturação de programas específicos de apoio a projetos e laboratórios com objetivos de consolidar grupos e núcleos de pesquisa nos campi avançados.

Atualização contínua das necessidades e perfil da equipe que compõe a INTEGRA.

Estabelecimento de plano estratégico permanente, em conjunto com a PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional), PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR), para o debate planejado e contínuo sobre a qualidade de oferta do ensino de graduação, pós-graduação, das pesquisa, da cultura e extensão universitária nos campi avançados.

Estabelecimento de diálogo permanente com os campi para a elaboração de eventos institucionais, participação no evento anual de ensino, pesquisa e extensão da UFPR e promoção de atividades culturais em parceria com a PROEC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR).

Promoção de diálogo direto com as gestões municipais, com vistas à melhoria de serviços públicos à servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados (presença da Guarda Municipal em horários específicos, por exemplo).

Necessidade de apoio e consolidação de pós-graduação de excelências no litoral (notas 6 e 7), com disciplinas transversais aos campi, visibilidade internacional e com linhas de pesquisa concatenadas com políticas públicas dos objetivos do desenvolvimento sustentável e a “década dos oceanos”.

Setor Litoral - Foto: Leonardo Bettinelli

Políticas específicas para as garantias de acesso e permanência estudantil

Estratégias voltadas ao processo vestibular, como a viabilidade de redução de custos e burocracia aos candidatos, além de investimentos necessários ao planejamento de divulgação dos campi, para dentro e fora do Estado do Paraná.

Manutenção dos serviços e linhas de transporte estudantil, com necessidade de aperfeiçoamento identificados especialmente na comunidade do Centro de Estudos do Mar (CEM).

Centro de Estudos do Mar - Foto: Rafael Bertelli

Atuação institucionalizada junto às Prefeituras locais e ao Governo do Estado, para o estabelecimento de soluções vinculadas ao transporte estudantil, segurança pública moradia estudantil e desenvolvimento cultural e entretenimento local. 

Manutenção da alimentação a baixo custo dos restaurantes universitários.

Apoio para o desenvolvimento de projetos regionais estratégicos

Participação prioritária, estratégica e institucionalizada da UFPR junto ao Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (PDS), iniciativa do Governo do Paraná, construído com participação direta da comunidade de diferentes setores acadêmicos nos últimos anos. As ações do PDS contemplam diversas áreas do conhecimento e ampla possibilidade de interação direta com a graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão universitária. 

Apoio da Superintendência de Parcerias e Inovação – SPIn (proposta no item I do Capítulo Gestão Universitária) na busca e estabelecimento dialogado de parcerias com empresas públicas e privadas, emendas parlamentares, órgãos da Justiça (Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, etc) com vistas às prioridades de viabilização de projetos em cada campus.

Apoio da Superintendência de Parcerias e Inovação – SPIn no processo de formação de quadros nos campi, com o objetivo de promover mais eficiência, colaboração e comunicação junto às necessidades específicas de desenvolvimento de projetos (relação com fundação de apoio, conhecimento sobre normas, busca de editais externos, etc).

Compromisso para os avanços nos déficits em infraestrutura (obras e manutenção) e recursos humanos

Continuidade das negociações com o governo federal (Ministério da Educação e Economia) sobre as pactuações de infraestrutura e recursos humanos necessários a cada campus, em consonância com o planejamento contínuo da oferta de ensino, pesquisa e extensão dos campi.

Para além das pactuações, o estabelecimento permanente de diálogo sobre as prioridades de investimentos a cada campus.

Considerando a natureza de atuação regionalizada, promover alternativas para as demandas dos veículos oficiais da UFPR para aulas de campo e linhas diárias de transporte.

Toledo

Foto: Centro de Simulação do Campus

Palotina

Foto: Leandro Santana

Jandaia do Sul

Foto: Arquivo do Campus