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Projeto Universidade na Escola destaca proposta de democratização do acesso ao ensino público

O maior projeto de divulgação da UFPR nas escolas públicas do estado do Paraná, o “Universidade na Escola – Democratização do acesso a partir da interiorização dos campi da UFPR” já produziu interação direta com quase 70 colégios e mais de 3 mil estudantes secundaristas, apenas em 2024.

O projeto de extensão, coordenado pela INTEGRA/UFPR, é resultado da parceria com cinco Núcleos Regionais de Educação (Toledo, Assis Chateaubriand, Maringá, Apucarana e Paranaguá), e é considerado prioridade estratégica pela administração central na potencialização de ocupação das vagas ofertadas pelos cursos de graduação da UFPR no litoral e interior do estado.

Além de qualificar a comunicação direta com estudantes sobre o cotidiano da UFPR, o projeto produz uma série de materiais digitais no Instagram e TikTok sobre a vida universitária, e as oportunidades de ingressar na UFPR a partir das políticas de acesso e permanência estudantil.

A expectativa até o final do ciclo anual é a visitação de cerca de uma centena de colégios e interação acumulada próxima a 5 mil estudantes nas três microrregiões com atuação da UFPR, denominadas no projeto como “polos de atuação” (Litoral, Oeste e Jandaia).

Para o diretor da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi, Professor Renato Bochicchio, “é muito relevante constatar que a UFPR investe no projeto ‘Universidade na Escola’ como ação que cumpre um papel institucional fundamental no processo de aproximação e comunicação com o público secundarista dos colégios das microrregiões de atuação da UFPR no litoral e interior. É muito gratificante compreender que todas as atividades são realizadas por acadêmicos oriundos do chão da escola pública que hoje ajudam a aproximar da realidade universitária”, destaca.

De acordo com o professor José Eduardo Padilha de Sousa, Diretor do Campus Avançado de Jandaia do Sul da UFPR, “em Jandaia do Sul, o projeto é implementado de maneira que nossos próprios alunos visitam as escolas da região, levando informações valiosas e, ao final de cada visita, deixando sempre um convite para que esses estudantes venham conhecer nosso campus, nossos cursos e a estrutura que oferecemos de perto. Essa troca é essencial para inspirar futuras gerações de acadêmicos e reforçar o compromisso da UFPR com a inclusão e o desenvolvimento regional.”

Para Padilha, os campi estão plenamente alinhados com a missão de promover uma educação pública de qualidade e continuaremos a apoiar e expandir iniciativas como o ‘Universidade na Escola’, que tanto contribuem para o avanço educacional e social de nossa comunidade. E complementa: “Como diretor do Campus Avançado de Jandaia do Sul da UFPR, é com grande satisfação que destaco a importância do projeto ‘Universidade na Escola’ para nossa comunidade. Essa iniciativa não apenas aproxima os estudantes do ensino médio das escolas públicas de nossa microrregião da realidade universitária, mas também desempenha um papel fundamental em esclarecer dúvidas primordiais, como a gratuidade do ensino na UFPR, os auxílios disponíveis, e os programas de iniciação científica, extensão e inovação.”

O estudante do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Victor Hugo da Silva, que faz parte da rede há 3 anos, relata o envolvimento e dedicação com o projeto, assim como sua experiência, “minha participação no projeto Universidade na Escola começou logo no início do UE, junto à concepção do projeto em 2021. Sou oriundo da rede pública de ensino e ingressei na UFPR através das políticas de acesso oferecidas pela universidade. E foi nesse contexto, compartilhando realidades semelhantes com meus colegas de projeto, que percebi a sensibilidade do projeto UE, sob a coordenação do Professor Renato Bochicchio, em conduzir a equipe de bolsistas na criação de toda a estratégia e produção de material para a interação com os colégios da rede pública.”

Para Victor, a partir dessas interações, é possível constatar ao apresentar a universidade, suas políticas, projetos, importância, a rotina e também uma série de políticas de permanência, envolvendo os estudantes da rede pública que ingressaram na Universidade Federal do Paraná. E continua, “toda a minha experiência interagindo com os estudantes do ensino médio só confirmou a ideia de que o projeto Universidade na Escola criou e continua criando laços entre o ensino superior e a rede pública de ensino. Ter a oportunidade de apresentar a alternativa de ingressar no ensino superior para esses estudantes do ensino médio público me fez ver a mim mesmo naqueles jovens. Tudo isso só me reforçou de que o projeto UE é extremamente importante, potencializando não só a vivência dos bolsistas, mas também auxiliando os estudantes do ensino médio a enxergarem o ensino superior como uma possibilidade.”

Para acompanhar as ações, trabalhos e propostas da rede Universidade na Escola, acesse: https://integra.ufpr.br/universidade-na-escola/ .

Assim como o desenvolvimento do trabalho da Integra na UFPR: https://integra.ufpr.br/.

Fonte: Portal UFPR.

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