UFPR abre inscrições para o Vestibular 2024 e publica o Guia do Candidato

Já estão abertas as inscrições para o Vestibular 2024 da UFPR. Os interessados em ocupar uma das 5.281 vagas ofertadas pela universidade têm até o dia 23 de agosto para se inscrever, no site www.nc.ufpr.br. Também já podem consultar o Guia do Candidato, que este ano foi reformulado de maneira a simplificar as informações e tirar as dúvidas mais frequentes dos candidatos.

As 5.281 vagas estão distribuídas em 122 cursos de graduação, em Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul. Metade das vagas é para estudantes de escolas públicas (com cotas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência) e a outra metade para a ampla concorrência.

A taxa de inscrição é de R$ 195,00 (o mesmo valor do ano passado) e este ano pode ser paga também via PIX, além do tradicional boleto. Candidatos sem condição financeira de arcar com o valor podem pedir isenção de taxa.

O prazo para pedidos de isenção vai até 14 de julho para candidatos inscritos no CadÚnico do governo federal e até 21 de julho para estudantes de escolas públicas não inscritos no CadÚnico e que comprovem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Locais de Prova

Ao fazer a inscrição, o candidato deve indicar a cidade onde deseja fazer a prova da primeira fase (de Conhecimentos Gerais), marcada para o dia 22 de outubro. São 11 opções: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo.

A segunda fase acontece nos dias 3 e 4 de dezembro e cada candidato fará a prova na cidade-sede do curso que escolheu. No dia 3, será aplicada a prova de Produção e Compreensão de Textos para todos os candidatos convocados para a segunda fase. No dia 4 acontecem as provas específicas, apenas para os candidatos inscritos nos cursos que têm essa exigência.

O quadro com as provas específicas por curso pode ser consultado no Guia do Candidato. Além de informações complementares ao Edital nº 24 /2023, o Guia traz uma seção tira-dúvidas, com 80 questões que são frequentemente apresentadas pelos candidatos ao vestibular da UFPR.

Para mais informações, leia o edital completo e o Guia do Candidato e acompanhe as redes sociais do Vestibular UFPR – Instagram e Facebook.

Fonte: Portal UFPR.

UFPR abre inscrições para o Vestibular 2024 e publica o Guia do Candidato