Evento integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento de divulgação e popularização do campus Jandaia do Sul da UFPR reúne cultura, arte e conhecimento científico.

O Vale da Ciência é um evento de educação, divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia que, há quatro edições, integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Trata-se de uma iniciativa do campus Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná, com o apoio do poder público e várias entidades da sociedade civil local.

Trata-se da maior iniciativa desta natureza na região, que agrupa 25 importantes municípios de pequeno e médio porte do estado do Paraná e é parte importante da economia e cultura do estado do Paraná. Nas edições realizadas em 2015, 2016 e 2018 o evento reuniu mais de 4000 pessoas para aprender e celebrar o papel da ciência e tecnologia em suas vidas e na cultura local.

Estudantes de todos os níveis de ensino, empresários e comunidade em geral participaram de inúmeras atividades educativas e culturais nas dependências da UFPR e em espaços comunitários.

Foto de divulgação do Vale da Ciência - arquivo Campus Jandaia do Sul

O Vale da Ciência 2022 foi aberto nesta segunda-feira, 17 de outubro, com a inauguração de dois painéis artísticos produzidos por dois artistas de grafite de Maringá, um no hall de entrada da UFPR Jandaia e outro nas paredes da Biblioteca Cidadã do município.

Também compôs a abertura a divulgação do primeiro episódio, de uma série de cinco, de um podcast onde alunos atuais entrevistam egressos de seus cursos e discutem a importância da instituição e da ciência na região; e o início do Ciência Móvel, quando projetos de extensão do campus levam práticas, demonstrações, jogos e experimentos para escolas da região.

Foto de divulgação do Vale da Ciência - arquivo do Campus Jandaia do Sul

O evento segue durante toda a semana, integrado também à Semana Acadêmica das Engenharias (SIENG), que vai oferecer oficinas, minicursos e palestras para comunidade acadêmica e o setor produtivo local. Durante toda a semana seguem as ações do Ciência Móvel e a liberação diária de um episódio do Vale da Ciência podcast. Na terça-feira (18.10) houve uma intervenção na tradicional Feira do Produtor de Jandaia; na quinta (20.10), haverá reunião dos movimentos estudantis universitário e secundarista; e, na sexta (21.10), a abertura da Feira do Livro do Vale da Ciência.

No sábado (22.10) haverá visitas guiadas pelos laboratórios de ensino e pesquisa, apresentação dos cursos, sala de jogos científicos, troca de figurinhas da Copa do Mundo, brinquedos infantis e food trucks – uma atração para todas as famílias, das 9:00 às 13:00 horas.

Para acompanhar a programação, e saber mais sobre o evento Vale da Ciência.

O Vale da Ciência  Podcast.

Nas Redes Sociais:  FacebookInstagram  e  Portal UFPR Jandaia do Sul.

Na semana entre 21 e 25 de novembro a UFPR Jandaia promoverá um Passeio Ciclístico Cultural e um Concurso Fotográfico, junto ao Festival de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade.

Fonte: Portal UFPR.

4ª edição do Vale da Ciência da UFPR Jandaia do Sul movimenta a região norte durante a 19ª SNCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia