Integra

Universidade na Escola

Como ingressar na Universidade

Vestibular UFPR

O Vestibular é um processo seletivo para candidatos a uma vaga nos cursos de graduação da UFPR – Universidade Federal do Paraná. Composto por duas fases: a primeira contém questões objetivas e a segunda fase é composta por questões dissertativas, com produção e compreensão de textos. Em 2022, a primeira fase ocorrerá no dia 23 de outubro e a segunda no dia 04 de dezembro. É possível solicitar a isenção da taxa de inscrição conforme as regras constantes no Manual do Candidato. Além da oferta de vagas para a concorrência geral, a Lei das Cotas engloba estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, estudantes com renda familiar inferior a um salário mínimo e meio (1,5), pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PCD).

Isenção da taxa de inscrição do Vestibular UFPR

Você sabia que é possível solicitar a isenção da taxa de inscrição do vestibular da UFPR? Para isso há duas maneiras: pela inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo – CadÚnico ou através da Lei 12.799/2013.

CadÚnico: se você ou alguém do seu núcleo familiar é contemplado por algum programa governamental provavelmente possui acesso ao Número de Identificação Social (NIS). No momento da inscrição basta informá-lo e aguardar o resultado de sua solicitação.

• Quem pode se inscrever no CadÚnico? Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda mensal total de até 3 salários mínimos.
  • Onde posso consultar se estou cadastrado no CadÚnico? No aplicativo de celular: Meu CadÚnico.
  • Onde posso solicitar meu CadÚnico? O serviço normalmente é prestado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa.

Lei 12.799/2013: Aqueles que não possuem CadÚnico, mas fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino ou com bolsa integral na rede privada e possuem renda mensal per capita (por pessoa) igual ou inferior a um salário mínimo e meio (1,5) podem solicitar isenção através da entrega de documentação comprobatória exigida no Manual do Candidato e/ou Edital de Seleção do Núcleo de Concursos UFPR.

• Como saber se minha renda per capita é igual ou inferior a um salário mínimo e meio (1,5)?

ATENÇÃO: A solicitação de isenção ocorre durante um prazo específico de tempo, fique atento ao edital de seleção e não perca os prazos!

Cotas

Além da isenção da taxa de inscrição, outra política afirmativa de acesso é a porcentagem de vagas destinadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino, bem como estudantes com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio (1,5) e candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PCDs). A destinação de reserva de vagas está contida na Lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas.

Como funciona o sistema de cotas?

O processo seletivo do Vestibular da UFPR será publicado no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Fique atento às notícias do Portal UFPR.

SISU - Sistema de Seleção Unificada

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é gerido pelo MEC (Ministério da Educação) e as vagas são ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo uma delas, a UFPR – Universidade Federal do Paraná. O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do SISU. A inscrição no SISU é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet.

Formas de Permanência

Bolsa permanência: a bolsa é um dos benefícios oferecidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através do Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante da UFPR (PROBEM). O recurso se destina aos estudantes em situação de fragilidade econômica, matriculados nos cursos de graduação e profissionalizantes da Universidade. Os benefícios podem ser isolados ou em composição: auxílio permanência, auxílio refeição, auxílio moradia e auxílio creche.

Com finalidade socioeducativa, a bolsa visa ofertar condições básicas para esse aluno se manter na vida acadêmica ou na formação profissional, participando de atividades formativas.

O cadastramento da PRAE para participar da seleção é realizado anualmente no mês de março. A permanência ainda requer o acompanhamento semestral do rendimento escolar dos bolsistas que deverão ter a aprovação mínima das disciplinas em que estiverem matriculados.

Conheça os tipos de auxílios oferecidos pela Universidade Federal do Paraná:

1. Auxílio Permanência: Auxílio financeiro no valor de R$ 400 reais mensais, visa subsidiar gastos inerentes à formação acadêmica como fotocópias, compra de livros, materiais para aulas práticas.

2. Auxílio Moradia: Auxílio financeiro no valor de R$ 275 reais mensais para a manutenção do estudante oriundo de outras cidades, nos locais em que residam durante o período do curso.

3. Auxílio Refeição: Fornece isenção das taxas nas refeições feitas nos restaurantes universitários da universidade, 3 refeições por dia, 7 dias por semana.

4. Auxílio Creche: Auxílio financeiro no valor de R$ 200 reais mensais destinados aos estudantes vinculados ao PROBEM que possuem filhos na faixa etária de 0 a 6 anos incompletos, devidamente matriculados em Centros de Educação Infantil particulares ou conveniados.

Fontes: As informações contidas nos textos foram retiradas dos sites oficiais: Portal UFPR, Núcleo de Concursos da UFPR, PRAE UFPR, SISU e ENEM.

Universidade na Escola nas redes sociais