Integra

UFPR Litoral sediará o XII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental em 2025 

O Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental é um evento nacional, e será sediado pela primeira vez no sul do País. O evento pretende consolidar esta inovação, projetando os olhares para a região sul, favorecendo a produção e o surgimento de novos núcleos de produção acadêmica, gerando uma conscientização local favorável ao fortalecimento dos grupos de pesquisa e à promoção da sustentabilidade socioambiental.

A XII edição do evento irá ocorrer na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no campus do litoral, entre os dias 13 a 17 de abril de 2025. “O Setor Litoral foi escolhido por estar em um território de grande importância e potência para a Educação Ambiental, e essa relevância pode ser destacada em várias dimensões, seja da biodiversidade, das Unidades de Conservação e da presença massiva de populações tradicionais”, diz a professora e um das coordenadora do evento, Vanessa Marion Andreoli. Além de ter uma boa infraestrutura e estar perto das ilhas paranaenses, “a gente achou que essa proximidade com esses movimentos socioambientais podem ser uma boa oportunidade de conhecer essas comunidades”, acrescenta a professora e também coordenadora, Valéria Ghisloti Iared. A coordenação do evento é de maneira conjunta entre os docentes Valéria Ghisloti Iared, Marília Andrade Torales Campos, Vanessa Marion Andreoli, Tiago Venturi e Leonir Lorenzetti, que representam alguns dos setores da UFPR.

Dentre as atividades previstas na programação constam conferências, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos, na modalidade de comunicação oral. Além de possibilitar aos alunos e a comunidade em geral, acesso a um conhecimento mais amplo sobre as perspectivas educacionais no campo da educação ambiental.  A data para a submissão desses trabalhos foi prorrogada até o dia 30 de setembro, que você pode realizar através deste link

A XII edição tem como tema “Formação de educadoras/es ambientais: a pesquisa com”, que toma forma a partir da necessidade de envolver ativamente a seres e coisas nas nossas pesquisas, “a gente vai focar nos modos que a pesquisa em educação ambiental tem com as pessoas das comunidades locais e com o que a gente chama de mundo mais-que-humano” acrescenta a professora Valéria. Assim, o XII EPEA volta-se a essa temática com o objetivo de promover discussões, com educadores da área de educação ambiental, alunos de pós-graduação e alunos de graduação, acerca da constituição de perspectivas epistemológicas e metodológicas que considerem o mundo mais-que-humano como presentes na realidade atual em tempo de crises. “Esses pesquisadores terão a oportunidade de dialogar com pesquisadores de todo o Brasil que estão desenvolvendo pesquisas no campo da educação ambiental, que atuam em projetos de extensão, que atuam junto às comunidades, que têm construído alternativas a essa crise sócio-ambiental” diz a professora e uma das coordenadoras do evento, Marília Andrade Torales Campos. 

Além disso, a XII edição do EPEA traz em foco a crescente onda de negacionismo científico e a propagação acelerada das Fake News, se mostrando totalmente contra e defensora da verdade.

Para mais informações do evento e do cronograma, acesse o instagram do evento ou este link

Fonte: Portal UFPR.

UFPR Litoral sediará o XII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental em 2025