Abertas até 31 de agosto as inscrições para o Vestibular 2023 da UFPR

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2023 da UFPR. O prazo vai até o meio-dia de 31 de agosto. Este ano, a UFPR oferece 5284 vagas, em 124 cursos, distribuídos pelos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. As inscrições devem ser feitas pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR (nc.ufpr.br).

Metade das 5284 vagas são para ampla concorrência e a outra metade para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública, conforme prevê a Lei nº 12.711/2012. Nesse segundo grupo, há vagas reservadas para pessoas com renda familiar per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo e para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

A taxa de inscrição é de R$ 195,00. O candidato que não tiver condição financeira para pagar a taxa pode solicitar isenção. Para isso, deve se enquadrar em um destes critérios: estar inscrito no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) ou, se não inscrito no CadÚnico, comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo (neste caso, o candidato obrigatoriamente deve ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada, como prevê a Lei nº 12.799/13).

O prazo para solicitar isenção vai até 27 de julho para os inscritos no CadÚnico. Para os candidatos que se enquadram na Lei nº 12.799/13, o prazo termina no dia 5 de agosto.

O Vestibular 2023 da UFPR será realizado em duas fases: a primeira (prova objetiva) em 23 de outubro e a segunda (produção de textos e provas específicas) nos dias 4 e 5 de dezembro. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar em qual cidade deseja realizar a primeira fase, entre 11 alternativas: Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá e Joinville. Para a segunda fase, cada candidato será alocado na cidade onde está sediado o curso que escolheu.

Os candidatos inscritos pelo sistema de cotas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência deverão passar, antes do vestibular, pelas bancas de validação. A convocação para as bancas ocorrerá em setembro. Caso a autodeclaração não seja validada, esses candidatos não deixam de concorrer: eles serão migrados automaticamente para a categoria de concorrência ampla.

Candidatos que necessitem de atendimento especial durante as provas devem preencher o formulário de solicitação, também disponível no site do NC, e enviar laudo médico. Esses documentos devem ser enviados eletronicamente até o meio-dia de 31 de agosto. Serão concedidas condições diferenciadas aos candidatos que apresentem deficiência (auditiva, físico-motora, visual múltipla, surdocegueira), surdez, transtorno do espectro autista, TDH, distúrbios da aprendizagem e transtorno mental.

Para situações emergenciais que requeiram atendimento especial, o candidato deverá comunicar o NC/UFPR pelo Sistema Interativo (www.nc.ufpr.br) até 72 horas antes da realização da prova. Nesses casos, o atendimento especial ficará sujeito à análise do NC/UFPR e não haverá sala especial – os candidatos deverão realizar a prova nos locais determinados no comprovante de ensalamento.

As provas da primeira e da segunda fase do Vestibular 2023 serão aplicadas também para a seleção de candidatos aos cargos de cadete policial militar (1 vaga) e cadete bombeiro militar (1 vaga) para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR). Os candidatos aprovados nas duas fases passarão depois pelas provas de habilidades específicas, a cargo da própria PM.

Outras informações estão disponíveis em edital próprio.

O prazo para inscrições no concurso da PM é o mesmo do Vestibular UFPR (18 de julho a 31 de agosto), também pelo site do NC/UFPR.

Mais informações no edital e no Guia do Candidato do Vestibular 2023.

Fonte: Portal UFPR.

Abertas até 31 de agosto as inscrições para o Vestibular 2023 da UFPR