Alunos e Professores participam da realização da 28ª EXPOTÉCNICA em Sabáudia-PR

Nos dias 12, 13 e 14 de Julho (2023) aconteceu a 28ª Expotécnica em Sabáudia-PR . O evento foi organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR). O público da exposição em sua maioria foi agricultores. Também estiveram presentes servidores públicos, autoridades, estudantes, prestadores de serviços e expositores. Entre os expositores, A Universidade Federal do Paraná representada através do campus de Jandaia do Sul tinha um estande para a divulgação dos trabalhos acadêmicos realizados em disciplinas, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas.

Uma das atrações do estande UFPR foi a distribuição de brindes. Os visitantes ao responder um quiz poderia ganhar um porta objetos personalizado com temáticas da Engenharia Agrícola. As perguntas do quiz também faziam parte de temas relacionadas a Engenharia Agrícola. Assim, os visitantes faziam uma interação com objetos e questões da Engenharia Agrícola. Um método que visava o interesse do público para a área do curso ofertado em Jandaia do Sul. Ao todo, 24 caixas porta objetos e 160 chaveiros foram distribuídos ao longo da Exposição.

A Universidade Federal do Paraná através da representação do campus de Jandaia do Sul participa com estande na feira desde a edição de 2017. Neste ano, 23 alunos e 02 professores do curso de Engenharia Agrícola auxiliaram em alguns setores da exposição que são liderados pelo IDR, como no balcão de inscrições, no auxílio no estande de cafés especiais, além da guia dos visitantes pelas estações experimentais coordenadas pelos pesquisadores.

Em síntese, a exposição trouxe assuntos relevantes para o atual momento da agricultura. As palestras sobre a aplicação de drones pulverizadores e enfezamento do milho prenderam a atenção do público. Entre esses, os alunos participaram com boa adesão. Um outro diferencial da exposição foram as dinâmicas de máquinas, que também chamaram a atenção dos estudantes de Engenharia Agrícola. Na dinâmica de máquinas, um robô agrícola produzido por um start-up nacional foi apresentado para a aplicação de defensivos de forma autônoma.

Alunos e Professores da UFPR Jandaia participam da realização da 28ª EXPOTÉCNICA em Sabáudia-PR