Integra

Campus Jandaia do Sul desenvolve produto redutor de defensivos agrícolas em superfícies de frutas

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Campus Jandaia do Sul conquistaram um marco importante na área alimentícia. No dia 16 de abril, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) expediu a primeira carta-patente para um produto desenvolvido no Campus, este, visa reduzir a quantidade de defensivos agrícolas presentes na superfície de frutas. Essa conquista é resultado da colaboração entre o Laboratório LABFenn da UFPR Jandaia e a empresa LABPRO Análises e Produtos Químicos. 

O produto patenteado pela UFPR Campus Jandaia é aplicado por aspersão (borrifado) sobre as frutas. Também emprega compostos químicos ecologicamente conscientes, que têm uma eficácia superior à água na remoção de pesticidas das superfícies dos alimentos. Além disso, não deixa resíduos e dispensa enxágue. Sua utilização requer apenas quantidades mínimas do produto e não depende da presença de uma pia.

Os cientistas responsáveis pela inovação realizaram uma série de testes do produto, primeiramente em relação ao tomate e posteriormente em uvas. Com resultados bastante positivos em relação ao produto. Essa inovação representa um marco importante para o Campus, pois é o primeiro registro de patente concedido. Os desenvolvedores agora têm a propriedade intelectual sobre o produto válido por 20 anos. 

Leia a matéria completa no site da UFPR Jandaia do Sul.

Campus Jandaia do Sul desenvolve produto redutor de defensivos agrícolas em superfícies de frutas​