Candidatos terão mais tempo para pedir isenção de taxa no Vestibular UFPR 2023

Superintendência de Comunicação Social – SUCOM/UFPR

O prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição no Vestibular UFPR será ampliado este ano. Para quem está inscrito no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico), o prazo será de 18 a 27 de julho. Os candidatos que, mesmo não inscritos no CadÚnico, comprovarem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e, ao mesmo tempo, tiverem cursado o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular poderão pedir isenção de taxa no período de 18 de julho a 5 de agosto.

O prazo estendido é uma maneira de assegurar que os candidatos tenham tempo suficiente para providenciar a documentação e possam se beneficiar da isenção, neste período de dificuldades financeiras para tantas famílias brasileiras.

As inscrições para o Vestibular UFPR 2023 ficarão abertas entre os dias 18 de julho e 31 de agosto. Depois de dois anos com o processo em fase única, por causa da pandemia de Covid-19, este ano o vestibular voltará a ser em duas fases. Todas as regras serão detalhadas no edital normativo do Vestibular 2023, que deve ser publicado em julho.

Mas para facilitar o planejamento dos vestibulandos e também das escolas, as datas das provas já foram anunciadas. A primeira fase, com 90 questões objetivas, será no dia 23 de outubro; a segunda, que consiste numa prova de compreensão e produção de textos com três questões discursivas, ocorrerá em 4 de dezembro. Para os cursos que tiverem provas específicas e de habilidades específicas, elas serão aplicadas no dia 5 de dezembro.

Novas cidades

Outra novidade importante do Vestibular 2023 é que a UFPR vai ampliar de seis para doze o número de cidades em que será aplicada a prova da primeira etapa do seu vestibular. Além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo, a primeira fase do Vestibular 2023, marcada para 23 de outubro, ocorrerá em mais cinco de cidades do Paraná – Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Paranaguá – e também, pela primeira vez, em uma de Santa Catarina: Joinville, que é um dos principais polos do estado.

A intenção é aproximar ainda mais a universidade dos candidatos e permitir que façam as provas sem necessidade de grandes deslocamentos.

Fonte: Portal UFPR.

Candidatos terão mais tempo para pedir isenção de taxa no Vestibular UFPR 2023