Confira o Edital do Processo Simplificado UFPR-ENEM com vagas nas graduações em Jandaia, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná

Em ação inédita da INTEGRA/UFPR, Núcleo de Concursos e PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da UFPR, das direções dos campi e setores do litoral e do interior foi lançado o Edital do Processo Simplificado UFPR-ENEM 08/2023 NC/Prograd no site do Núcleo de Concursos ofertando vagas nas graduações em Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Os interessados devem atentar para o prazo de inscrições: ele inicia dia 06 de fevereiro e termina no dia 15 de fevereiro de 2023. O curto período deve-se à proximidade do início das aulas, em 20 de março. A iniciativa inédita visa aumentar a eficiência na ocupação das vagas ofertadas pela Federal do Paraná.

Serão ofertadas 572 vagas, para 22 cursos nas sedes da UFPR em Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná. Podem se inscrever no Processo Seletivo Simplificado UFPR-ENEM todos aqueles que realizaram o ENEM em uma das seguintes edições: 2022, 2021, 2020, 2019, 2018, 2017, 2016 e 2015.

Se o candidato participou de mais de uma prova do ENEM, dentro das edições mencionadas acima, poderá escolher apenas um dos resultados para concorrer à vaga de seu interesse.

As inscrições deverão ser realizadas a partir das 12h do dia 06 de fevereiro até as 17h do dia 15 de fevereiro de 2023. O candidato poderá consultar os cursos ofertados e sua cidade de lotação no Edital do Processo Seletivo Simplificado e realizar apenas uma inscrição, indicando o curso desejado.

Confira a lista de documentos necessários para consolidar sua inscrição:

• Documento de identificação ou, para candidatos estrangeiros, RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou RNM (Registro Nacional de Migrante);
  • Boletim individual de Resultado emitido pelo MEC que comprove o desempenho obtido no ENEM no site do INEP;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Histórico Escolar de Ensino Médio;
  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio;
  • Comprovante digital de situação cadastral do CPF disponível no site da Receita Federal.

A classificação do candidato será determinada pela soma de suas notas obtidas no ENEM. Em caso de empate, terá preferência o candidato que tiver a maior nota de redação e maior idade cronológica. A lista de classificação será divulgada em ordem decrescente de pontuação, no dia 23 de fevereiro de 2023. Não haverá chamada complementar para este processo seletivo.

A lista definitiva de registros acadêmicos deferidos será publicada no dia 13 de março de 2023. Os candidatos que tiverem seu registro acadêmico deferido ingressarão no primeiro semestre letivo de 2023, conforme calendário acadêmico.

Fique atento às datas e etapas deste processo seletivo:

• Preenchimento do formulário de inscrição e upload dos documentos: 06 a 15 de fevereiro de 2023;
  • Publicação da lista de classificação: 17 de fevereiro de 2023;
  • Publicação da relação provisória de registros acadêmicos deferidos: 01 de março de 2023;
  • Prazo para interposição de recursos contra relação provisória de registros acadêmicos deferidos: 02 e 03 de março de 2023;
  • Publicação da relação definitiva de registros acadêmicos deferidos e resposta aos recursos interpostos: 10 de março de 2023.

Informações sobre o processo seletivo NC/UFPR.

Leia o Edital: Núcleo de Concursos da UFPR.