Integra

Gestão realiza semana de encontros e trocas com a comunidade acadêmica da UFPR Litoral

 Superintendência de Comunicação Social

Durante toda essa semana, a equipe de gestão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza uma série de encontros e eventos com a comunidade acadêmica da UFPR Litoral. Até sexta-feira, 1º de abril, serão discutidas questões orçamentárias, de infraestrutura, políticas de permanência, o cenário da pesquisa e da pós-graduação, os desafios do ensino pós-pandemia, ações de internacionalização e de extensão e de cultura.

Na última terça-feira, 29 de março, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, e a vice-reitora, professora Graciela Bolzon de Muniz realizaram uma visita às dependências do setor e reuniram-se com a diretora Elisiani Tiepolo e com o vice-diretor, Lourival Fidelis. “Estamos vivendo esse momento de boa ansiedade, com o desafio de reinvenção depois da pandemia, com o retorno presencial”, afirmou a professora Elisiani.

Foto: Marcos Solivan/SUCOM

O reitor e a vice participaram de um encontro sobre os desafios e as perspectivas da UFPR diante da atual realidade brasileira e conversaram com a comunidade acadêmica, ouvindo anseios e conhecendo projetos. Marcelo Ricardo destaca que a aproximação da administração central com os campi avançados neste momento de retomada presencial é muito importante. “Cada campus que está fora de Curitiba tem uma vocação e uma característica bem peculiar. Cada um é cada um, como são os filhos. Cada filho tem uma característica, um temperamento e uma potencialidade a ser fomentada”, definiu.

A semana é organizada pela Integra UFPR, a Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi Avançados, que atua no fomento de projetos institucionais e na articulação entre os diversos campi da UFPR. Ao longo da semana, uma série de atividades estão programadas com representantes das Pró-reitorias (PRA, PROGRAD, PRPPG, PROPLAN, PROGEPE, PROEC, PRAE), das Superintendências da Universidade (como a Superintendência de Parcerias e Inovação, SPIn, e a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade, SIPAD) e a Agência UFPR Internacional.

O professor Renato Bochicchio, diretor da Integra UFPR, explica que os encontros entre a gestão central e as comunidades dos campi avançados será realizado em etapas. O Centro de Estudos do Mar já recebeu o evento e em breve será a vez dos campi de Palotina, Jandaia do Sul e Toledo. De acordo com Bochicchio, é um momento de aproximação e de diálogo para realização de construções conjuntas. “A ideia é justamente aproximar a administração central da realidade e da peculiaridade de cada campus, justamente nesse momento de retomada das atividades presenciais”, resumiu.

Durante a visita, os convidados realizaram testes imunológicos rápidos de detecção do coronavírus, tecnologia desenvolvida por pesquisa coordenada pelo professor Luciano Huergo, do curso de Ciências Ambientais da UFPR Litoral e do Laboratório de Microbiologia Molecular.

O teste de baixo custo permite detecção rápida, econômica e quantitativa de anticorpos do SARS-coV-2 e alcançou a mesma qualidade dos ensaios de padrão ouro Elisa (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) e Luminex. No entanto, consome menos insumos, instrumentação e fica pronto em menos de 12 minutos.

Gestão realiza semana de encontros e trocas com a comunidade acadêmica da UFPR Litoral